quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011

UFCD1 - ESTRUTURA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Vou começar a minha reflexão, por falar de Estrutura e Comunicação Organizacional. A noção que eu tinha sobre este módulo eram já algumas, mas contudo relembrei e também aprendi, pois houve conteúdos que eu nunca tinha ouvido falar.
Começamos este módulo por falar em Organização, falou-se de conceito de Organização (grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objectivos comuns), as Actividades Primárias, Secundárias e Terciárias. Outro tema também falado e trabalhado foi sobre as Estrutura Organizacionais: Alicerces e os Pilares da Organização, onde existem vários Formatos Estruturais, como por exemplo:
 Estrutura Funcional;
 Estrutura Divisional ou Multidivisional ou forma-M;
 Estrutura Matricial;
 Estrutura Horizontal;
 Estrutura em Rede.
Depois de falarmos em Organização e estrutura, passamos para outra área diferente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Nesta área falamos desde a história, à sua evolução, a prevenção dos acidentes no trabalho, avaliação de riscos, controlo de riscos, medicina no trabalho (saúde e doença) e suas funções, informação e formação.
De seguida aprendemos a Organizar o nosso espaço de trabalho, que todos nós pensamos que pode ser de qualquer maneira, mas não, também existem métodos e regras a cumprir, no nosso local de trabalho, para isso temos de prestar atenção para perceber a realidade.
Para isso, existe a Ergonomia, que é a ciência de adaptação da máquina, do equipamento, e do ambiente no local de trabalho à filosofia e psicologia do/a colaborado/a. Onde à vários factores a considerar:
 Ruído;
 Luminotecnia;
 Cor;
 Climatização;
 Mobiliário.
Podemos também criar um ambiente de qualidade à nossa volta, usando as mãos para agir, a cabeça para pensar e o coração para sentir, pelo método dos CINCO SENSOS, que estão dentro de cada um de nós:

Quem pratica este método tem as suas vantagens, trabalha com segurança, mantém bons hábitos para a saúde, busca limpeza e organização, combate os desperdícios, espírito de equipa, aceita os desafios e é responsável.
Falar sobre Qualidade é difícil pois parecendo que não, é uma palavra bastante utilizada no nosso dia-a-dia, por isso também à muitas maneiras para a definir, podemos dizer que:
 A qualidade de um produto é a sua capacidade para satisfazer as necessidades dos utilizadores;
 A qualidade é o cumprimento dos requisitos;
 A qualidade é a conformidade com os requisitos;
 A qualidade é a aptidão ao uso através da satisfação total das necessidades do utilizador.
Temos também os princípios da Gestão da Qualidade, que são oito, onde podem ser adoptados pela gestão de topo de uma organização de modo a que a mesma tenha o melhor desempenho: Focalização de clientes, Liderança, Envolvimento das pessoas, abordagem dos processos e da gestão como um sistema, melhoria contínua, abordagem à tomada de decisões baseada em factos e relações mutuamente benéficas com fornecedores.
Estando quase a terminar o módulo, nada mais propicia do que falar da Gestão de Tempo, algo que maior parte de nós tem muita dificuldade de o fazer, pois gerir o tempo do nosso dia-a-dia por vezes é algo muito complicado.
Para isso existe a Psicologia da Gestão do Tempo:
 Importante e urgente – a realizar imediatamente;
 Importante e menos urgente – a realizar nos próximos dias;
 Menos importante mas urgente – a realizar nos próximos dias, sem ser necessário a pessoa estar no seu melhor;
 Menos importante e menos urgente – a realizar quando a pessoa achar melhor;
 Sem importância e sem urgência – se for necessário fazê-las deve-se delegar ou então verificar se o assunto não é para esquecer.
Para concluir e nada melhor do que falarmos de comunicação, as suas características, direcção e sentido da comunicação, as principais barreiras à comunicação (Físicas e Pessoais), Barreiras semânticas e por fim o efeito da personalidade no Relacionamento Interpessoal (Personalidade Passiva/Agressiva, manipuladora e assertiva).
No final deste módulo, posso dizer que adquiri os conhecimentos necessários, ao qual vão ser muito valiosos para o meu futuro, pois já sou capaz de identificar a diferença entre organização e empresa, sei consultar a listagem de CAE, conheço os diferentes tipos de estrutura organizacionais, identifico as diferentes funções existentes numa organização, consulto a Norma Portuguesa NP EN ISSO 9001:2000, identifico e distingo os diferentes tipos de risco da SHST, identifico procedimentos de gestão e organização do local de trabalho, etc. Concluo eu que adquiri os objectivos necessários para validar esta unidade.
As nossas aulas não se basearam só em aulas teóricas, a nossa Formadora teve sempre o cuidado de fazer trabalhos individuais e em grupo, para tornar as nossas aulas mais interessantes e também para o grupo em si, se tornar mais unido e termos a possibilidade de nos conhecermos melhor. Tivemos também algumas actividades extras (jogos, vídeos, etc.) onde fizemos jogos sobre “Igualdade de oportunidades” e ”A Máquina Humana”. Outra actividade que temos vindo a desenvolver ao longo da formação é a Actividade Integradora, onde fizemos todo o Planeamento do Evento ou Tertúlia que estamos a organizar, com a ajuda da Formadora Dr.ª Carina, o que tem sido muito interessante a todos os níveis, pois nunca tinha participado num projecto destes.
Para mim tem sido o desenrolar de descobertas e uma mudança de sentimentos constantes, pois a pressão é tanta, misturada com a minha insegurança, tem dado uma mistura muito estranha, penso que ainda não assentei bem os pés no chão, começando por ter algumas dificuldades na parte das reflexões, mas com muita força e optimismo para ir em frente.

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